domingo, 12 de fevereiro de 2012

2º Estudo: Amizade; do dia 07/02/2012

2 Estudos seguidos, hein? Esse é do Ulisses, sobre Amizade, com o uma tirinha feita por ele mesmo!


Amizade

Introdução: Amizade é uma relação afetiva, a princípio, sem características romântico-sexuais, entre duas pessoas. Em sentido amplo, é um relacionamento humano que envolve o conhecimento mútuo e a afeição, além de lealdade ao ponto do altruísmo. Neste aspecto, pode-se dizer que uma relação entre pais e filhos, entre irmãos, demais familiares, cônjuges ou namorados, pode ser também uma relação de amizade, embora não necessariamente.



A Bíblia diz em Filipenses, capítulo 2, versículos 3 e 4 : “Nada façais por contenda ou por vanglória, mas com humildade, cada um considere os outros superiores a si mesmo. Não olhe cada um somente para o que é seu, mas cada qual também para o que é dos outros.”
Jesus Cristo disse:“O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei. Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.” (João, capítulo 12, versículos 12 e 13)
 
Perguntas: Observação, Interpretação e Aplicação
1. Segundo a tirinha ‘’ Derp’’  era Anti-Social? Comente
2. Através do texto de Filipenses pode-se perguntar: Como não devemos fazer as coisas? Como devemos fazer as coisas? E como fazer as coisas com humildade?
3. Qual é o mandamento que Jesus Cristo disse?
4. Jesus foi um bom amigo? Como ele nos amou?

Considerações finais:  
Estou ouvindo as pessoas ao meu redor? Dou a atenção devida a elas? Considero as pessoas superiores a mim, ou eu sou o maior e melhor?Teria eu coragem de arriscar minha vida por um amigo? Faria eu como Jesus?A Amizade e a lealdade são realmente importantes para mim?

Estudo Bíblico de 31/01/2012

Fala galera, tá meio atrasado mas agora vou começar a publicar os Estudos na hora correta, segue então o Estudo do Ricardo, o primeiro da ABS - Degraus:


O cansaço tem fim!
Introdução: Nos dias atuais em que a cobrança de resultados e obrigação sobre todas as pessoas é grande, nos sentimos muitas vezes cansados, desanimados, muitas vezes até sobrecarregados de obrigações e de cobrança de resultados. Na escola isso não é diferente, às vezes é até mais intenso, e nos sentimos desmotivados e desanimados para prosseguir, mas JESUS pode resolver o nosso problema!
Texto(s):
 JESUS orando a DEUS proferiu estas palavras para que o povo ouvisse. “Todas as coisas me foram entregues por meu Pai; e ninguém conhece plenamente o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece plenamente o Pai, senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar. Vinde a mim, todos os que estai cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo e leve.” (Mateus 11: 27-30)
Roupa Nova - Cansaço                                                Deve ser um sentimento particular
Cansaço!                                                                      Então eu saí pela cidade
Esse sentimento infinito                                               Mais a violência dos seus dias é tamanha
Tomou conta de mim                                                   Espantou a esperança que eu trouxe
De um tal jeito                                                              Da última viagem
Eu procurei definir:                                                       Ela foi embora. Agora estou vazio
É preguiça, incapacidade de seguir... Cansaço!          Sem palavras, sem imagens
De tentar ocupar um novo espaço                               Felicidade me abrace bem forte
Esse cansaço é físico e mental                                    Eu tenho certeza que um sentimento novo vem
Eu ando tão desanimado                                              E não é cansaço
Que nada nesse mundo                                                Não é.
Me arrasta além de mim
Além desse bendito cansaço.                                                                                                                            
PERGUNTAS:
01-No primeiro texto Jesus se refere a uma relação de “Pai e Filho”. No texto quem ocuparia os papeis de “Pai” e de “Filho”?
02-Quando Jesus diz: “e ninguém conhece plenamente o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece plenamente o Pai, senão o Filho” O que nos mostra sobre a relação que o “Pai” e o “Filho” mantêm?
03-Quando Cristo diz: “Tomai sobre vós o meu jugo” qual real significado do “jugo” de Cristo? É realmente um “jugo”? Por quais palavras poderíamos substituir “o jugo de Cristo”?
04-Na música o autor diz sentir cansaço. Ele tenta definir, porém consegue chegar à resposta?  O cansaço está atormentando o autor, então ele procura sair pelo mundo a fora para ver se melhora. Ele consegue melhorar? O que ele encontra no mundo?
05-O mundo não nos trás o alívio e a paz buscada. Onde encontramos o verdadeiro alívio e paz?